sexta-feira, 4 de novembro de 2011

COMO IDENTIFICAR A VÍTIMA DE BULLYING?



Depressão, baixo auto-estima, ansiedade, abandono dos estudos – essas são algumas das características mais usuais das vítimas.

De certa forma, o bullying é uma prática de exclusão social cujos principais alvos costumam ser pessoas mais retraídas, inseguras. Essas características acabam fazendo com que elas não peçam ajuda e, em geral, elas se sentem desamparadas e encontram dificuldades de aceitação.

A criança ou adolescente pode, repentinamente:

- Não querer mais frequentar as aulas
- Pedir para mudar de turma

- Apresentar queda do rendimento escolar

- Passar a ter dificuldade de atenção
- Apresentar sintomas físicos, como dor de cabeça ou de estômago e suor frio, indicando o violento e elevado nível de angústia a que está sendo submetido.

"No futuro, este adulto pode ter um comportamento de assediador moral no trabalho e, pior, utilizar da violência e adotar atitudes delinqüentes ou criminosas", detalha Lélio Calhau.

2 comentários:

  1. É importante há qualquer pessoa saber os sintomas de uma vítima de bullying, por que todos estão sujeitos. E torna-se mais fácil tratar identificando cedo. Assim pode-se evitar um grau maior de transtorno.

    ResponderExcluir
  2. ah, concerteza, todos estamos sujeitos a sofrer bullying, essas dicas ajudam os profissionais, ou até mesmo os pais indentificarem se seu filho sofre essas agreções, que podem ser tanto fisícas como verbais.

    ResponderExcluir